A Associação de Proteção Ambiental Aguapé, realizou neste último domingo, dia 07 de novembro, o seu primeiro evento cultural denominado 1º Café Show, que aconteceu às 15:00h, no Salão de Festas da Comunidade de São Camilo, Sombrio/SC.
Com venda antecipada de ingresso/convite, na qual o participante ganhava na entrada do evento uma taça personalizada com a logomarca da instituição, a diretoria avaliou como sendo um sucesso, principalmente pela satisfação dos que lá estiveram.
O 1º Café Show, teve ainda exposição, vendas e doação de mudas, camisetas, produtos de reciclados, como no caso a apresentação do Projeto Gota do Instituto Federal Catarinense, dentre outras atrações musicais.
Logo após a apresentação dos vídeos dos patrocinadores, a Aguapé apresentou um vídeo institucional que contava toda a trajetória do movimento ambientalista do extremo sul catarinense. Falou dos graves problemas ecológicos que ainda não estão sendo encarados com a devida atenção e responsabilidade pelos poderes públicos o que cada dia vem tornando a situação insustentável, como no caso da morte do Rio da Laje, pela expansão desordenada da agricultura irrigada do arroz.
Foi apresentado um vídeo, realizado no dia 06/11/2010, nas proximidades da ponte do Rio da Laje (Raizeira) em que milhares de peixes agonizavam, pela provável falta de oxigenação da água e a concentração de poluentes. A falta de água, segundo o presidente, Edimilson Colares, ressaltou, se dá pela retirada da água do Rio e de seus afluentes, para a encher as canchas de arroz. “Isso não é um crime ambiental gravíssimo?”
A Aguapé pretende tornar-se mais rigorosa com os poderes públicos constituídos responsáveis pelo licenciamento ambiental e fiscalização, além dos próprios governos que tem apoiado atividades irregulares, como a limpeza com máquinas das prefeituras de áreas de nascentes e córregos o que não é permitido por lei.
Segundo as declarações dos membros da Aguapé, esse primeiro evento foi muito positivo, pois se tornou um novo marco na consciência de que precisamos mudar a nossa maneira de agir em relação à natureza.
Para fechar o evento, os trabalhadores plantaram na área em frente ao salão de festas algumas mudas de Canela e entregaram outras tantas para que fossem plantadas na comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário