Algumas coisas parecem persistir em nos tirar a tranqüilidade, principalmente das pessoas engajadas na luta por uma melhor qualidade de vida, onde o foco reside na harmonia de convívio do homem com a Natureza.
Vivemos em uma região amplamente degradada, onde são raríssimos os locais que ainda estão livres da degradação ambiental. Digo que ainda, porque mais cedo ou mais tarde, alguém vai fazer por conta própria, sem nenhuma fiscalização de quem deveria atuar para impedir, ou mesmo que os órgãos públicos responsáveis pela aplicação da lei, concedam uma pré-licença ou licença, ou ainda que uma determinada secretaria de uma prefeitura, leiga no assunto, autorize a ocupação deste ambiente, sem a maior preocupação com o que lá existe ou com a conseqüência que podem advir a curto e médio prazo para o ecossistema regional.
Quando se trata de fiscalização voltada para defender a posse de direito individual econômico, aí vimos campanhas de prevenção ou ações repressivas contra quem atua fora da lei, mas se mudamos o foco para o coletivo, a coisa muda de figura, que falar então da aplicação da lei nos crimes ambientais, que na região acontecem a todo o momento a vista de todos?
Muitos projetos e licenças são feitos e concedidos sem se quer o autor tenha ido in loco conhecer a biodiversidade do local aonde vai se pretender explorar. Isso infelizmente, pelo que notamos, é muito comum na região, onde áreas de proteção permanente foram, ou ainda estão, sendo utilizadas irregularmente, como já mostramos em outras oportunidades nesta coluna.
Os prefeitos e principalmente os vereadores da região estão muito longe de entender essa realidade. Se bem que desconheço os interesses políticos de cada um. Só que uma coisa posso afirmar: Ninguém ainda, tem o direito moral de usar a mídia para se considerar defensor da natureza pois isto será demagogia diante do que até agora apresentaram de concreto.
A sustentabilidade do meio ambiente é coisa muito importante para vida e séria. É assim que devemos considerar e agir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário