A intenção de arborização da área verde que se localiza no bairro Januária, nasceu da direção e professores da Escola Básica Municipal Alda dos Santos Vargas que havia feito uma parceria com o Sicoob para a implantação de mudas de árvores nativas e frutíferas naquele espaço público. Na ocasião fui convidado a participar da iniciativa. E no dia 21 de setembro de 2017, Alguns professores e alunos participaram do plantio de 130 mudas.
Fiquei incumbido, uma vez que era na época o presidente do Ong Aguapé, a acompanhar a manutenção da iniciativa.
Visto que era necessário a manutenção regular para evitar que a capoeira tomasse conta o e de fato ocorreu seis meses depois, pois acreditei que a escola também faria as vistorias de acompanhamento do local.
Visto que a iniciativa estava abandonada, fui até o local e marquei com taquaras todas as mudas em meio a capoeira e paguei alguém para roçar, daí em diante comecei a corar da prefeitura a limpeza regular do local.
Na mesma data em 2020, foi instituída a área verde através de projeto, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores consolidando a área, conforme designação do próprio imóvel. (acesse o projeto integral na aba "projetos ambientais)"