A elaboração do Planejamento Estratégico para a Consolidação da Recuperação Ambiental, concomitante com a incrementação do Turismo no Município de Sombrio, passa obrigatoriamente pela organização estrutural de um organismo gestor qualificado e responsável com ações compartilhadas com todos os setores da administração Municipal, articulado com o Conselho Municipal de Meio Ambiente e de Turismo e todos os setores da iniciativa privada, conjugando esforços e ações dinâmicas para o desenvolvimento progressivo das etapas a serem implantadas.
· A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, será a pasta responsável, assessorada pelos Conselhos para organizar as ações prioritárias a serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo. Tais ações seguirão o critério de estudos técnicos realizados por institutos e universidades.
· Criação da autarquia FUNDAÇÃO AUTÔNOMA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE SOMBRIO – FAMAS, responsável pelo licenciamento ambiental e fiscalização das ações envolvendo o Meio Ambiente no Município de Sombrio.
· Os recursos para implantação de projetos de grande monta para recuperação, manutenção ou implantação, deverão ter previsão orçamentária ou ser captados das esferas estaduais e da união ou ainda, da iniciativa privada através de concessões de exploração de uso.
· Lagoa do Sombrio. A limpeza da vegetação exótica da Lagoa é prioridade, bem como a sua manutenção e manejo adequado. Trabalho que deverá ser realizado com o apoio da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da ALESC, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, institutos e universidades. Cujo objetivo primário será manter as margens da lagoa acessível para os pescadores artesanais e a realização de eventos aquáticos anuais, excetuando o uso de lanchas de alta velocidade, bem como o Jet sky, devido a pouca profundidade.
· Lagoa do Caverá. A prioridade para a estabilização da lâmina de água dessa lagoa será levado em consideração, através de estudos técnicos de institutos e universidades, a migração da ligação entre as lagoas ao (antigo) Rio Caverá, cujo monitoramento seguirá a sazonalidade para determinar sua vazão e controle.
· Parque Ecológico da Guarita. A construção desse parque segue dois vieses de prioridade urgente. O primeiro é preservar e garantir a quantidade e a qualidade de água para o abastecimento do Município de Sombrio. O segundo é a recuperação e a preservação da Mata Ciliar de todo seu entorno, garantindo por lei.
· Rio da Laje. Realizar, com o apoio de institutos e universidades o inventário da mata ciliar existente, bem como, os mecanismos mais propícios para a sua recuperação integral em conformidade com a legislação Federal vigente.
· Extrema Verde. Incentivar os agricultores a incluir nas divisões de suas terras a inserção de árvores nativas e frutíferas, para servir como corredor ecológico, para a fauna silvestre.
· · Agro floresta. Incentivar os bananicultores a abandonar a monocultura com a introdução de árvores nativas e frutíferas em suas propriedades, bem como, a migração para a cultura orgânica.
· Criar o Circuito Municipal do Turismo Rural, com o incentivo do uso dos casarões antigos, como adegas, queijarias e locais de produtos coloniais, cafés etc.
· Feira Livre Municipal. Manter diariamente o funcionamento, com a implementação da venda não somente de hortifrútis granjeiro, mas de produção rural, tais como o biju, a tapioca, a pamonha, a batata assada e outros produtos coloniais.
· Portinho da Rússia. Criar uma infraestrutura arquitetônica com atracadouro para os barcos dos pescadores artesanais e esportistas da canoagem.
· Furnas. Realizar estudo através de institutos ou universidades para a restauração do complexo das Furnas do Sombrio, únicas em Santa Catarina, para torna-las novamente como ponto de atrativo turístico do Município.
· Monumento Carijó. Criar no cruzamento da Av. Getúlio Vargas com a Av. Nereu Ramos uma estátua de 3 metros de altura homenageando os mais de 30 mil índios Carijós que viviam no Município de Sombrio antes da colonização.
· Tombamento. As construções históricas deverão ser tombadas e recuperadas e dado uma finalidade útil para cada uma delas, tais como museus etc.
Sombrio, 22 de setembro de 2020.
Edimilson Colares
Nenhum comentário:
Postar um comentário